ENTREVISTA COM DUAS PROFISSIONAIS DE CARREIRA DO CAIO PISANI
PROFESSORA Sônia Maria Pinheiro
NATURAL :CAMPOS NOVOS
IDADE: 57 ANOS
PROFISSÃO: PROFESSORA
TEMPO DE SERVIÇO: 30 ANOS
LOCAL DE TRABALHO: C.E.I.M. José Carlos Pisani-CAIO
Sônia Maria Pinheiro é a segunda professora com mais tempo de serviço em nosso Centro de Educação Infantil CAIO. Temos muito a aprender com ela: otimismo, confiança e alegria que contagia as crianças e demais funcionários.
Sônia, gostaríamos de saber como que aos 57 anos mantém vivo em você o amor por lecionar na educação infantil, o carinho pelo que faz e sempre com muita alegria que contagia à todos?
R: Obrigada pelas palavras de carinho dedicado a minha pessoa. Não existe receita, simplesmente dedicação, carinho e muito amor. Transmito emoção em tudo o que faço. Cativo meus alunos pelas atitudes e valorizo o jeito de ensinar e aprender de cada um . Inovar sempre, trabalhando com qualidade e não quantidade. Não esqueça: teu aluno é um observador, valorize tuas atitudes, assim aprenda todos os dias com eles.Não faço apenas diferente, fazer com o coração é fundamenta. Já sofri, já chorei enquanto meus alunos dormiam mas tenho muito mais momentos felizes do que tristes. O profissional da Educação Infantil tem que acreditar que na sala de aula suas atitudes vão além de ensinar; nosso trabalho não tem fronteiras, ensinamos para a vida!
Sônia você acha que hoje em pleno século XXI, com as tecnologias educativas que temos, com crianças que tem fome de saber, se faz necessário o uso de métodos tradicionais, seja para o aprendizado ou para ensinar limites em sala de aula?
R:Tudo depende do profissional, você trabalha tua turma respeitando as individualidades, impondo limites, usando da tecnologia e também de métodos tradicionais, bem como resgatando valores, fazer da sala de aula um ambiente agradável onde educador e educando aprendem juntos isso contribui para que os mesmos que estamos na sala são momentos de prazer e alegria. Acredito que não há mudança futura sem antes cuidarmos do presente. As atitudes que tomamos hoje é que transformará o amanhã.
Cuidar das crianças hoje para um mundo melhor para todos!
SER PROFESSORA ESTÁ NO CORAÇÃO
PROFESSORA MARLI TEREZINHA PINHEIRO
NATURAL :CAMPOS NOVOS
IDADE: 53 ANOS
PROFISSÃO: PROFESSORA
TEMPO DE SERVIÇO: 34 ANOS
LOCAL DE TRABALHO: C.E.I.M. José Carlos Pisani-CAIO
Marli Terezinha Pinheiro é a professora com mais tempo de serviço na rede municipal de educação. E é para nós um orgulhotê-la em nosso quadro de professoras.
O que é ser professora nesses 34 anos de carreira?
R:É muito gratificante ser professora. É uma vida que se constrói juntamente com a educação. Sinto-mebem em sala de aula, parece que estou iniciando minha carreira . Não só ensinei como também aprendi muito em toda essa minha caminhada. Por onde passei deixei uma sementinha e desta, muitos frutos foram colhidos. Já me deparei com a situação de lecionar para os filhos de meus ex-alunos e isso é gratificante e emocionante, pois considero como uma grande família . Fico feliz em ver hoje ex-alunos em uma boa profissão, trilando o bom caminho e quando me encontram na rua me reconhecem e dizem que fui uma ótima professora e isso faz sentir-me emocionada . Muitas destas alunas hoje são minhas colegas de trabalho. Isso para mim é um orgulho. É por isso que amo ser professora, hoje tenho certeza que a 34 anos atrás eu fiz a escolha certa.
Qual a diferença do seu início de carreira com agora próximo de encerrar a carreira?
R:No inicio foi muito difícil não tínhamos o estudo que tem hoje. A faculdade era longe de nosso alcance. Mas mesmo assim procurei dar o melhor de mim, com poucos materiais didáticos, pois tudo era improvisado com sucatas, papeis de qualidade não tão boa, tudo era precário. Não tínhamos a estrutura que temos hoje.
A tecnologia nos oferece maneiras diversas de ensinar, isso faz com que o professor esteja sempre atualizado. As escolas são maravilhosas, todas equipadas com tudo o que tem demelhor, proporcionando ao aluno e ao professor um ensino de qualidade.
Temos cursos para que possamos ampliar nossa pratica de ensino, pois hoje os alunos estão sempre querendo mais e mais de nós professores.
Não me sinto em final de carreira, tenho até medo da palavra “ aposentadoria”.
AMO O QUE FAÇO. SOU EDUCADORA.
DIA DO PROFESSOR COM UM JANTAR E MUITA ANIMAÇÃO
O Centro de Educação Infantil Municipal Caio Pisani, promoveu na noite de 11 de outubro(quinta-feira) um jantar em comemoração ao Dia do Professor e do Servidor Público.
O evento foi realizado na residência da diretora Terezinha Favaretto. Além do jantar foi oferecido um lembrança à cada uma com muito carinho valorizando a importância do professor não só em sala de aula, mas para a sociedade, pois o papel do professor não é só o de educador, é bem mais complexo, visto que trabalha na formação do humano.