quinta-feira, 21 de junho de 2012

PLANO DE AULA UTILIZANDO O COMPUTADOR NA ED. INFANTIL 5 A 6 ANOS

>> Educação Infantil

> Pré-escola - 4 e 5 anos

> Natureza e sociedade

Sequência Didática

Pesquisa sobre as baleias na internet

Compartilhe
 
Objetivos
- Entrar em contato com textos informativos.
- Aprender procedimentos de leitura de imagens para buscar informações.
- Pesquisar a vida das baleias.
- Usar alguns recursos do computador.

Conteúdos
- Texto informativo.
- Baleias.
- Procedimento de pesquisa em fontes diversas.
- Construção de familiaridade com o computador.

Anos
Pré-escola.

Tempo estimado
15 dias.

Material necessário
- Computador com acesso à internet e um editor de textos.
- Impressora, cartolinas e materiais pré-selecionados para pesquisa sobre baleias (como enciclopédias e revistas).
- Vídeos:
- Baleia Jubarte
- Baleia Azul
- Jogo:
Desafio Baleiês

 Desenvolvimento 1ª etapa
Exiba os vídeos Baleia Jubarte e Baleia Azul e questione o que as crianças sabem sobre baleias. Convide-as a descobrir detalhes sobre a vida desses animais usando o computador. Comporte-se como um modelo para elas: ao ligar a máquina e conectá-la à internet, verbalize os procedimentos. Elabore um cartaz com o que os pequenos sabem sobre esses animais e outro com o que desejam descobrir, fazendo o papel de escriba.

2ª etapa
Apresente os materiais para a turma pesquisar informações a respeito das baleias. Fale sobre consultar a internet também. Organize grupos para que cada um trabalhe com uma fonte. Enquanto algumas crianças observam enciclopédias, outras selecionam fotos de revista e as demais fazem buscas na internet com sua ajuda.
Antes, retome os cartazes para que todos saibam o que precisam buscar. Para trabalhar com o grupo do computador, apresente o site Ciência Hoje para Crianças. Explique o que pode ser feito e como digitar no campo da busca a palavra "baleia".
Se necessário, escreva o termo e oriente-as a digitá-la copiando. Questione a necessidade de imprimir tudo o que for descoberto e a validade de salvar os endereços para acessá-los depois. Proponha o rodízio dos grupos para que todos tenham contato com as fontes. Organize uma roda para socializar as descobertas.

3ª etapa
Acesse o site da revista Recreio (recreionline.abril.com.br) e apresente-o à turma, lendo os destaques. Aponte o campo de busca. Peça que os pequenos expliquem o que deve ser feito para encontrar informações sobre as baleias. Encaminhe-os a encontrar a ficha técnica delas.

4ª etapa
Reúna o grupo para brincar com o Desafio Baleiês. Todos devem jogar, usando o mouse. Se necessário, organize um rodízio.

5ª etapa
Convide o grupo a criar um cartaz com o que foi aprendido para responder aos questionamentos. Sugira usar o computador para escrever legendas para as fotos, por exemplo.

Avaliação
Analise os conhecimentos adquiridos pelas crianças sobre os animais e como elas passaram a lidar com o computador. É importante que tenham desenvolvido autonomia para identificar ícones para acessar a internet e pesquisar em sites.

FONTE:   revistaescola.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!!!!!!!!!!!