terça-feira, 9 de abril de 2013

Trabalhando o Projeto Literatura Infantil




PROJETO LITERATURA INFANTIL
                      Ouvir e ler histórias é entrar em um mundo encantador, cheio ou não de mistérios e surpresas, mas sempre muito interessante, curioso, que diverte e ensina. É na relação lúdica e prazerosa da criança com a obra literária, que temos uma das possibilidades de formarmos o leitor.
Com o objetivo de incentivar o prazer e o valor da leitura, aproximando os educandos das diversas literaturas infantis, proporcionando o simples prazer de ler e vivenciar momentos de leitura, fazendo assim que construam espontaneamente o hábito de ler, para que através disso sejam capazes de escutar atentamente histórias contadas e manusearem livros sem danificá-los e assim desenvolver valores como a obediência, o respeito, o amor, a honestidade, a solidariedade, a bondade, o perdão entre outros, desenvolvemos o Projeto Literatura Infantil que será trabalhado durante todo o ano letivo de 2013. Uma das atividades do PROJETO será com a participação dos pais.
Cada turma terá a maleta literária e cada dia um aluno levará a maleta para casa com um livro de literatura infantil que deverá ser devolvido no dia seguinte para que outro possa levar também. Assim solicitamos a colaboração dos pais ou pessoas responsáveis para que usem a criatividade para trabalhar o livro, lendo, contando, recontando a história, dramatizando ou utilizando a técnica que achar melhor.
No caderno que acompanhará o livro, haverá um espaço para o relato de como utilizou o livro e como foi a experiência de trabalhar a literatura infantil com seu(sua) filho(a).

Se você tem pouco tempo para a presença junto a seu filho(filha), use-a com o máximo de qualidade possível. Mostre para seu filho(filha) o quanto você o ama aproveitando a oportunidade de trabalhar esta atividade com ele(ela). Enfim, a qualidade do tempo vai dando espaço para a educação que fará dele o cidadão capaz de transformar nossa sociedade.
“Brincar com crianças, não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escolas, mais triste ainda é vê-los sentados sem ar, com exercícios estéreis sem valor para a formação do homem” (Carlos Drummond de Andrade)
                     Um aluno de cada turma levou a MALETA VIAJANTE para casa onde continha historinhas variadas e ficamos felizes com o resultado, pois constatamos que os pais entenderam a atividade e trabalharam possitivamente, demosntrando seu amor, e o interesse pelos filhos : Entre muitas destacamos o relato de uma mãe : "Nós trabalhamos juntos a historinha cada um lendo uma página e interpretando o que acontecia, como nos momentos em que narra-se o seu serviço, que ele é um Hamister, a aparição do fantasma, ele correndo para fugir do fantasma, no momento do fantasma fizemos o mesmo com o lençol.. Acho que a compreenção é maior quando os pais interagem com os filhos e interpretam com os filhos, a atitude de vocês é realmente muito bonita e é um grande incentivo a união da Familia"

                                       Estas Maletas são obras da Secretária da Escola: Elaine Cristina.
                        


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


                        

Um comentário:

  1. Adorei a inciativa. Visite minha pg http://www.aradooburricoencantado.comunidades.net/

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!!!!!!!!!!!